Em um mundo ideal, uma linha de crédito pessoal é um empréstimo bancário (ou cooperativa de crédito) que fica no fundo de seu plano financeiro maior, esperando por ação quando surgem despesas inesperadas ou especiais que seu orçamento não está preparado para cobrir.
Uma linha de crédito pessoal é um empréstimo sem garantia. Ou seja, você está pedindo ao credor que confie em você para fazer o reembolso. Para conseguir um, então, você precisará apresentar uma pontuação de crédito na faixa superior 700 ou mais acompanhada de um histórico de pontualidade no pagamento de dívidas.
Muitas vezes, as linhas de crédito pessoais financiam projetos de reforma de casas, mas, para reiterar, o credor não está interessado em como você planeja usar o dinheiro, apenas que você é um excelente risco para pagá-lo de volta.
Então, está de olho naquele cruzeiro uma vez por década? Aquele quarto de família cansado precisa de móveis novos? Espremido por contas médicas? As crianças precisam de ajuda para pagar a faculdade? Você está pagando por um casamento? Sua renda é irregular você trabalha como freelancer, trabalha sazonalmente ou faz malabarismos com contratos mas suas contas estão estáveis?
Essas e inúmeras outras situações são as principais candidatas a linhas de crédito pessoais. Você empresta contra o seu limite em quantias pequenas ou grandes, conforme necessário. E você paga juros (geralmente um número significativo de pontos abaixo de qualquer cartão de crédito padrão) apenas sobre o saldo devedor, não sobre o limite geral do empréstimo.
Tipos de Linha de Crédito
Conforme observado acima, as linhas de crédito vêm em dois tipos: sem garantia e com garantia. O primeiro depende inteiramente de sua capacidade percebida de fazer o reembolso que os credores obtêm revisando sua pontuação de crédito, histórico de crédito e renda provável. O outro garante o empréstimo com algo de valor igual ou maior, como sua casa ou alguma outra forma de propriedade.
Linha de crédito pessoal
Semelhante a um empréstimo pessoal ou cartão de crédito, uma linha de crédito pessoal sem garantia recebe luz verde com base na capacidade do solicitante de pagar a dívida. Sua pontuação de crédito, histórico de crédito e renda são fatores-chave.
Usos para uma linha de crédito pessoal:
- Despesas de emergência: O telhado tem um grande vazamento; a transmissão do seu carro explode; contas médicas.
- Gestão do fluxo de caixa: colmatando as lacunas para assalariados de renda irregular.
- Consolidação de dívidas: agrupar cartão de crédito e outras dívidas de consumo em um único empréstimo.
Linha de crédito comercial
Não deve ser confundido com um empréstimo a prazo tradicional, que fornece uma única quantia inicial que é reembolsada em um período específico (ou prazo), uma linha de crédito comercial funciona como outras linhas de crédito: reutilize e pague quantas vezes quiser, desde que sua conta esteja em situação regular e você não exceda seu limite de crédito.